quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sacos plásticos: os vilões da vez.


Vivemos em uma sociedade maniqueísta. A todo momento elegemos o “Bem” e o “Mal” e é muito comum, para se conseguir uma adesão social, ao se instaurar um novo valor, “vilanizarmos” uma prática vigente, até à exaustão.

Um destes vilões da vez são as sacolinhas plásticas, sob o argumento de que são extremamente poluentes para o meio ambiente.

Antes de mais nada, vale dizer que se trata de um fato: No Brasil, são consumidas anualmente 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados. O consumo por habitantes é de 66 sacolas por mês e um saco plástico comum pode demorar cerca de 100 anos para se decompor. E este excesso, precisa mesmo ser erradicado. É por este motivo que várias cidades do mundo já proibiram sua distribuição e uso para embalar compras. Entretanto, isto não representa a maior parte do problema.

Em um artigo publicado no jornal The Guardian de agosto de 2009, o jornalista Leo Hickman destaca um ponto interessante: "ou estamos perdendo tempo em procurar formas de proibir as sacolas plásticas, ou estamos nos distraindo com um problema ambiental relativamente menor. É como 'ordenar os assentos no meio do naufrágio do Titanic' “, diz.

Você pode se assustar, quando lê que este é um problema “menor”. É até possível que ache um absurdo. Mas antes, gostaria de apresentar alguns pontos importantes que divulguei em meu twitter esta semana.

@luisgrottera A questão do plástico e sua periculosidade pra vida é grave. Todos são contra poluição. Mas quem quer viver sem as vantagens do plástico?
@luisgrottera Plástico: isolamento térmico com 79% de eficiência, é o responsável pela captação da energia eólica, 11% dos carros são de plástico.
@luisgrottera Plástico: seu laptop muito mais pesado, num Airbus 380 o plástico reduz o peso em 1,5 ton, geladeiras economizam energia,etc, etc etc.
@luisgrottera Apesar de uso disseminado apenas 4% do petróleo extraído são destinados a produção de plástico. E traz muitas vantagens para as pessoas.
@luisgrottera Por outro lado, a degradação do plástico na natureza dura 400 anos. Últimos 50 anos a população mundial multiplicou por 20 uso do plástico.
@luisgrottera RT @paulofodra LG, são necessárias políticas claras p/ plástico. Fazer árvore de Natal de PET não resolve... \\ PERFEITO.
@luisgrottera RT @ramasix Problema não está no plástico, mas na educação do povo e na eficiência do Gov. em reciclar. \\ Concordo. Sociedade tem q exigir.
@luisgrottera E a mídia tem muita culpa nisso. Tô de saco cheio de ver matéria contra o saquinho plástico do supermercado. Isso só deseduca mais.

Participe desta discussão. Você é a favor ou contra a proibição do uso de saquinhos plásticos?

4 comentários:

  1. Totalmente a favor.
    A solução está no reaproveitamento e no consumo consciente, e não "abolir" a matéria prima.

    ResponderExcluir
  2. tô choocaaada com esse filme!!!
    impossível viver sem plástico!!
    primeira coisa que vi a minha volta
    foi o carrinho do Santiago, ui!

    sobre os saquinhos, acho que eles
    terem virado vilões é um sinal de
    consciência. tá valendo!

    bjss,

    Irina

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor de uma drástica redução no consumo das sacolas plásticas e das garrafas pet, com obrigatoridade de reciclagem por parte dos fabricantes.


    JJ

    ResponderExcluir
  4. Só alguns comentários adicionais:

    O consumo brasileiro é de 20 bilhões de sacolas plásticas por ano.

    O plástico leva mais de 400 anos para se decompor na Natureza.

    Mas o teu posicionamento é interessante.

    JJ

    ResponderExcluir