sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Coca Cola e a comunicação de Branding.

Esse é um case de grande criatividade.

Trata-se de uma idéia desenvolvida pela Coca-Cola dirigida para o mercado português.

Como todos sabem, Portugal está vivendo uma forte crise econômica. Um símbolo da situação é que as agências de rating financeiro, qualificaram os papéis da dívida externa do país na categoria LIXO. O astral e a autoestima da população não poderia ser pior.

Objetivando interferir nesse clima, a Coca criou uma idéia diferenciada da publicidade tradicional. Na véspera do maior clássico de Lisboa, Benfica X Sporting, deixou uma carteira caída ao chão com €500, mais de mil reais, e um cobiçado ingresso para o jogo na porta da loja do Benfica. Um detalhe adicional: lá também estava alguns documentos do dono e entre eles uma carteira de associado do Sporting. Aí estava a pegadinha: valia a pena ser honesto com um torcedor do time adversário?

95% das pessoas tiveram o trabalho de procurar o proprietário para devolver. Tudo isso foi filmado e levado a exibição no estádio na abertura do jogo.

A reação das pessoas é sensacional. O clima que estabelece é de absoluta confiança na dignidade de um povo. E encerra afirmando: Há razões para se acreditar num mundo melhor

Não há nenhuma frase que fale de Coca Cola. Mas com certeza deve ter sido a publicidade mais eficiente da marca para aquele mercado. Isso é a comunicação de branding.

Veja o Filme



Um comentário:

  1. Muito legal Luis .... ouvi vc falando hj na radio bandeirantes e chegando na agencia tive que assitir .... mto bom ....

    ResponderExcluir