sexta-feira, 29 de junho de 2012

Baixada Santista: uma revolução!














Há muito venho acumulando informações sobre uma questão importante: o impressionante crescimento que a Baixada Santista vai ter nessa década. Na semana passada a FOLHA fez uma boa matéria sobre o assunto, o que fechou meu raciocínio sobre o assunto.

Vamos aos fatos: O investimento previsto na região será superior a R$ 22 bilhões , liderados pela expansão do porto de Santos, importante via de exportação do país e a chegada da base da Petrobrás para o pré-sal. Tudo isso tem o potencial de fazer uma revolução na região..

A Baixada tem 1,6 milhão de habitantes e vai crescer 25% em apenas 8 anos, chegando a 2 milhões de habitantes. 400 mil pessoas pode parecer pouco, mas significa, por exemplo, dobrar a população do município de Santos.

Importante lembrar que esse crescimento populacional vai se dar especialmente entre pessoas das Classes A, B e C. A Petrobrás está em plena construção de seu edifício sede, no centro velho da cidade de Santos, que terá 2.200 funcionários de alto nível de consumo. É o início da revitalização do centro velho da cidade. E o começo do boom do pré-sal.

Uma prova dessa vitalidade é o mercado de imóveis na Baixada. Os valores cresceram 30% apenas em 2011. A oferta dos imóveis que custam mais de R$ 500 mil foi a que obteve maior sucesso. Não se acha mais apartamentos pra comprar de frente para o mar.

Esses dados revelam o lado positivo do crescimento, certamente acompanhado de graves questões de infraestrutura, como saúde, saneamento, habitação popular e transporte.

Claro que essa nova situação trará alguns problemas de logística. Especialmente nas áreas de transporte, saneamento, educação e saúde. O Estado vai ter que se fazer presente, para que isso se torne progresso e não um crescimento desordenado. Outro enfoque que deve ser estudado é o impacto dessas mudanças na Baixada para o residente da Grande São Paulo que usam ou passam pela região para atingir seu turismo/lazer de final de semana. Os custos vão encarecer muito, impactando fortemente a classe média e o trânsito nas estradas que servem a região vai voltar a ser caótico permanentemente.

Certamente o segmento de FRANQUIAS vai ter um grande progresso na região. A franquia é a forma mais rápida e democrática de importar "Marcas" para uma região, que transmitam a sensação de que as pessoas continuam vivendo em grandes centros. Essa área vai proliferar bastante nessa nova Baixada e abrindo um mundo de novas oportunidades para empreendedores do local e forrasteiros que chegarão a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário