sexta-feira, 22 de junho de 2012

Coca Cola e a comunicação de Branding.

Estamos no meio do Festival de Criatividade de Cannes, na França, tradicional encontro de profissionais de marketing e criação de todas as áreas de comunicação do mundo inteiro. Um encontro de muitos compromissos sociais, muitos almoços e drinks, uma dose extraordinária de egos e algumas coisas importantes.

Destaco o pronunciamento do senhor Joe Tripodi, chefão do marketing da Coca Cola que falou sobre a estratégia da Marca para manter sua comunicação atualizada e gerando relevância para as pessoas.

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Afirmou o executivo que todo esforço da Coca está baseado num tripé que começa por conseguir o que ele chamou de inovação colaborativa. Isso significa, estar menos preocupado com quantas pessoas serão atingidas pela comunicação e quantas vezes cada uma será alcançada, mas objetivar o engajamento dessas pessoas com a Marca.

A segunda característica tem a ver com gerar e dividir expressões musicais com seu público de interesse. A música, segundo a Coca Cola, gera felicidade para as pessoas, a principal característica do DNA dessa Marca.

A terceira é estimular uma rede de defensores da Marca, de forma a multiplicar a presença da Coca Cola para locais e momentos onde só os consumidores podem defender a Marca de ataques de concorrentes. Para isso as Redes Sociais são uma ferramenta essencial.

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Atenção para um detalhe importante: o executivo de Marketing não coloca VENDER como uma prioridade da comunicação da Coca. E assim é na economia moderna. Isso é comunicação de Branding.

Mais do que nunca, vender é uma atividade de responsabilidade de todos os setores da empresa.


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