quinta-feira, 5 de julho de 2012

CORINTHIANS : o case de branding mais bem sucedido da história do Brasil.


Publicitários da agência de publicidade Saatchi & Saatchi desenvolveram o conceito das ‘love marks‘, que para muitos se transformou em ‘love brands’, que é uma forma simplificada da publicidade ver e se defender do Branding como forma de Administração da Empresa.

Ser ‘love brand’ é uma condição necessária para fazer branding, mas não suficiente. O branding vai muito além disso.

É fácil entender, quando analisamos a Indústria do Futebol. Clubes que disputam esse mercado são uma ‘love brand', pois atendem a dois quesitos: 1) uma enorme paixão por um símbolo e 2) uma massa de pessoas consideráveis que tem essa paixão. 

Daí a saber usar essa força em favor de resultados, que é o que de fato significa branding, há uma enorme distância. Quais resultados? Administração engajada com o sucesso da Marca, Aumento do faturamento da Marca para ter capacidade de investimento, Formação de quadros profissionais que levem a ideologia da Marca no coração e Performance pra chegar aos títulos. Tudo isso é retro alimentador: + gente, + paixão, + faturamento, + investimento e + resultados.

Não é preciso ser nenhum gênio, para entender que foi nesse ciclo de crescimento virtuoso que o Corinthians entrou. Leia as matérias, ouça os analistas e você vai ver que todos explicam a conquista da Libertadores pelo clube com base na maturidade do time, na competência do Tite, na sorte de campeão, etc etc.

Foi tudo isso, multiplicado por muito mais. O multiplicador é um espírito, um ambiente, uma essência e valores que emanaram da Marca Corinthians pelo simples fato que mudou a conduta de quem administrou tudo isso. De quem soube encarar os valores reais e positivos da ‘love brand’ Corinthians e transmitir para todos os pontos de contatos com todos os stakeholders. Traduzindo: branding.


Parabéns ao Corinthians pela conquista histórica dessa Libertadores. Vitória mais do que merecida dentro de campo, construída a partir da mentalidade e capacidade visionária de alguns de seus dirigentes. Consciente ou inconscientemente, não importa.

Para mim Emerson, foi o nome do jogo. Tite, o do campeonato. E meu amigo Luis Paulo Rosenberg, o nome do Corinthians.



ps.: veja aqui um post sobre a performance economica e financeira do Corinthians. não há Marca de sucesso sem administração competente.

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