quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um ano sem Steve Jobs



"O falecimento de Steve um ano atrás foi um momento triste e difícil para todos nós. Eu espero que hoje todos reflitam sobre a vida extraordinária dele e sobre as muitas formas pelas quais ele fez do mundo um lugar melhor.
Um dos maiores presentes que Steve deu ao mundo é a Apple. Nenhuma companhia jamais inspirou tamanha criatividade ou estabeleceu critérios de tão alto nível para si mesma. Nosso valores se originaram de Steve e seu espírito será para sempre a base da Apple. Nós compartilhamos do grande privilégio e responsabilidade de perpetuar seu legado.
Eu estou extremamente orgulhoso do trabalho que nós estamos fazendo, desenvolvendo produtos que nossos consumidores amam e sonhando com novos (produtos) que vão encantá-los no futuro. Agradeço a vocês por dedicarem talento e tanto de suas vidas à Apple. É um tributo maravilhoso à memória de Steve e a tudo que ele defendia."
Mensagem de Tim Cook, presidente da Apple, no dia 5/10/12.


Um ano sem Steve Jobs, a força criativa por trás da Apple. um dos maiores visionários e empreendedores que o mundo já conheceu.
Mas seu legado ficou: Nos bolsos, bolsas, mochilas e escritórios, os iPods, iPhones, iPads, Macbooks e as dezenas de outros modelos que lançou, mudaram definitivamente a maneira de se conectar, trabalhar, e (por que não?) viver. Steve Jobs foi responsável por aproximar a tecnologia de um usuário comum, revolucionar o negócio da música e do cinema,  e criar um novo padrão para o mercado de smartphones.
À época de sua morte, centenas de pessoas se manifestaram – acendendo velas (reais ou nas telas de seus iPhones), escrevendo bilhetes, colocando flores e maçãs em frente à lojas da Apple pelo mundo todo. De Obama à Rita Lee, de Zuckerberg à Bill Gates – foram lamentos da perda de Steve Jobs por todos os lados.


Muito graças a ele, a Apple viu seu valor se multiplicar por dezenas de vezes mais. Desde que reassumiu a presidência da empresa, no final de  1996, as ações da companhia foram de U$5 para mais de U$700. O valor de mercado bateu todos os recordes em 2011, alcançando a marca dos 622 bilhões de dólares - maior do que o PIB da Grécia, Áustria, Argentina e África do Sul - deixando a concorrente Microsoft para trás. Não por acaso, foi nesse momento em que Steve, em função de seu estado de saúde precário, se desligou do comando da empresa, passando o cargo a Tim Cook.
Merecidamente, Steve Jobs foi condecorado com a Medalha Nacional de Tecnologia em 1985 pelo então presidente Ronald Reagan; com o prêmio Visionários do Ano 2004, pela Billboard; eleito a pessoa mais poderosa do mundo dos negócios pela revista Fortune em 2007; escolhido o empresário da década em 2009, também pela Fortune; e em fevereiro deste ano, recebeu  um prêmio póstumo, o Grammy Trustees Award, pela influência que teve na indústria fonográfica.
Aos que achavam que a Apple derreteria com a perda de seu fundador, o iPhone 5 está aí para provar o contrário. As clássicas filas em frente às lojas, a longa lista de espera, e as 2 milhões de unidades esgotadas nas primeiras 24 horas de pré-vendas comprovam que a empresa continua a manter seu nível de excelência e vem sendo muito bem comandada por Tim.

Os efeitos das criações da Apple são sentidos, também, na economia: A venda do iPhone 5 impulsionou o varejo nos EUA. Segundo dados da Rosenberg & Associados, frente ao mesmo mês de 2011, as vendas no varejo aceleraram de 5,0% em agosto para 5,4% em setembro.   
Uma forma triste de se ver o valor dos produtos da empresa é o número de furtos de produtos da Apple, que aumentou 40% desde o ano passado, em NY.  Já estão fazendo piadas por aí, chamando os roubos de iTheft (iRoubo).
Piadas, paródias, sarros à parte, o fato é que se fala de Apple – e se fala muito. E defensores assíduos, advogados e quase militantes da marca é o que não faltam. Mas o que cria e reproduz essa energia pulsante? Que forma um batalhão de apple maníacos, nos quatro cantos do mundo? Mais do que um ou outro presidente, o sucesso da Apple se dá a um claríssimo pensamento de branding que desenvolveu. É a empresa toda trabalhando numa mesma direção, com um único foco estratégico e segurando, com dedicação, uma bandeira com uma marca que cria uma relação de amor e fidelidade com um consumidor satisfeito. Quem tem um iQualquercoisa, sabe do que estou falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário