terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Empresas Familiares: quem disse que família e empresa não podem progredir juntas?


Quando se fala em negócio de família, logo vem à mente um armazém, armarinho, ou uma pequena loja de sapatos. Mas quando o assunto é empresa familiar, imediatamente mudam as proporções: já se começa a pensar em empreendimentos de grande porte e até gigantes corporações  - como a Votorantim, à título de exemplo.

Qualquer que seja o tamanho da companhia, há uma imagem impregnada na cabeça das pessoas de que, quando se mistura business e parentes, não dá samba. Mas esta ideia não poderia estar mais fora realidade: dados comprovam que essa mistura improvável pode ser bastante positiva – e lucrativa.



Segundo estudo da consultoria PwC, no Brasil, mesmo em época de crise, 77% dos negócios em família tiveram crescimento no faturamento no último ano - número bastante acima da média mundial, que corresponde a 65%.

O principal fator de sucesso desse tipo de empresa? Sua capacidade de tomar decisões rapidamente. Sem as burocracias das grandes corporações, qualquer medida necessária é feita com muito mais velocidade, e não precisa ser pré-aprovada por cada-um-dos-muitos-departamentos.

Se a agilidade é um ponto positivo das companhias familiares, seu calcanhar de Aquiles é questão da sucessão. 60% dos donos deixarão o controle do negócio para seus filhos. E aí reside um grande risco.

Nem sempre as gerações seguintes têm a mesma competência e paixão dos pais. Ou, quando têm, esses recém-executivos podem ser bastantes perigosos: querem chegar e fazer grandes (e rápidas) transformações. Portanto, gerenciar bem a sucessão é elemento-chave para garantir a sobrevivência do business por mais uma geração.


Por fim, para acabar de vez com o preconceito contra empresas familiares há, ainda, um dado da McKinsey: a rentabilidade de companhias controladas por um mesmo clã é 3% maior do que as empresas profissionalizadas.

Se você é o feliz dono de alguma delas, seja de grande ou pequeno porte, se aposse da agilidade que tem para sair à frente  da concorrência.

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